Galerias em concreto armado já estão chegando em Vila Cristina

As primeiras galerias em concreto armado da ponte provisória que está sendo feita sobre o Rio Caí começaram a chegar na terça-feira a Vila Cristina, em Caxias do Sul. A passagem está sendo construída pelo Programa de Aceleração Pontes do Sul, composto pela JB Engenharia e pela Alsus Infra. Conforme o Eng. Jeferson Dal Bello, serão necessários 88 galerias para a construção da ponte.

A primeira parte do trabalho, que consistia na preparação do terreno, começou no dia 12 de agosto. A partir de agora, a previsão é que cheguem 18 galerias por dia. “Nesta terça, vão chegar também as placas de contenção laterais. Teremos 40 galerias de um lado e 48 do outro. Quando tivermos as primeiras 40 entregues, começa a montagem”, explica o Eng. Jeferson. É possível que já nesta quarta-feira essa etapa do trabalho inicie.

A ponte de Vila Cristina terá galerias de 33 metros e 39,6 metros de comprimento e um custo de R$ 1.854.957,49. Terá apenas uma via e capacidade de tráfego para todos os tipos de veículos, incluindo caminhões. Uma das vantagens das pontes feitas em galerias é a rapidez da obra. “Como essas pontes usam peças pré-moldadas padronizadas, não é necessário esperar pela cura do concreto das galerias no local, somente da pista de rodagem, o que agiliza o processo”, explica o engenheiro.

Diante dos problemas causados pela falta de acesso entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, houve uma aposta nesta estrutura, de forma a reestabelecer o tráfego o mais rápido possível. A previsão de entrega é de 30 dias a partir do início dos trabalhos no leito do rio. Esse prazo, porém, é condicionado às condições climáticas. O financiamento da ponte será por meio de uma campanha de arrecadação coordenada pela CDL de Nova Petrópolis. A chave pix para contribuir é [email protected].

O Programa de Aceleração Pontes do Sul é responsável, também, pela construção de outras duas pontes: entre Cotiporã e Bento Gonçalves (sobre o Rio das Antas) e entre Cotiporã e Dois Lajeados (sobre o Rio Carreiro).

COMO O PROGRAMA FUNCIONA

O site www.pontesdosul.com.br tem formulários para três agentes fundamentais:

- Quem precisa de ponte
- Quem quer ser parceiro ajudando de alguma forma no custo
- Quem pode oferecer serviços de integração (obras das cabeceiras)
A partir dos cadastros, a JB Engenharia confere a necessidade, avalia a viabilidade e oferece o projeto mais adequado.
Conforme o investimento for captado - seja via comunidade, poder público, empresas privadas - a obra é executada com a velocidade que o Rio Grande do Sul precisa.

Foto: Diego Brunoni/ Assessoria

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